Como usar espelhos na decoração da casa

Antigamente, a presença de espelhos fora do banheiro era vista com maus olhos na decoração das casas. Mas hoje, a migração desse elemento para outros ambientes se tornou não só um recurso estratégico para ampliar espaços, como também virou sinal de sofisticação e bom gosto.

Obviamente, há de se ter equilíbrio, pois a aplicação exagerada de qualquer artigo ou objeto acaba deixando a ambientação grosseira, pesada e repulsiva.

Muitas pessoas sonham em ter espelhos decorando o seu lar com elegância, porém, não sabem como fazer isso. Bem, realmente, não é uma tarefa assim tão fácil, pois, atém de garantir um emprego moderado, é preciso pensar nos formatos, dimensões, cômodos e posicionamentos mais adequados para se criar o efeito pretendido.

Mas é justamente para te ajudar que nós estamos aqui. Por isso, hoje, nós relacionamos 5 dicas de como fazer uma boa apropriação do uso de espelhos. Anote as ideias!

1. Acompanhe o comprimento da bancada

Se você tem uma bancada grande para a pia do banheiro faça com que o espelho acompanhe todo o seu comprimento, aproveitando ao máximo o espaço disponível. Isso irá promover uma impressão de ampliação, tornará a utilização da pia mais funcional (sobretudo para casais) e ainda deixará o cômodo mais bonito.

espelho-largura-bancada-banheiro

Fonte: Homedsgn.

2. Crie uma extensão da mesa

Na sala de jantar é muito comum vermos uma aplicação equivocada do espelho na parede inteira. Muitas vezes ele está bem atrás da mesa, dando a sensação de que há duas delas. Contudo, esse não é um efeito agradável. A ideia mais bacana é criar uma prolongação da extensão da mesa, colocando o espelho na parede que acompanha a cabeceira do móvel.

espelho-cabeceira-mesa-jantar

Fonte: Houzz.

3. Combine com aparadores

Colocar espelho acima do aparador não é nenhuma novidade. Entretanto, a dica aqui é prestar muita atenção ao estilo dos dois itens, que devem dialogar entre si e ainda com todo o restante da ambientação. O interessante é que o espelho não precisa acompanhar a largura do aparador ou ser retangular. Ele pode possuir outros formatos, criando um contraste elegante.

espelho-aparador

Fonte: Decorfacil.

4. Invista em móveis espelhados

Guarda-roupas espelhados já são conhecidos do grande público, agora mesas de centro, criados-mudos, aparadores e outros itens com o mesmo acabamento são menos populares, todavia, não menos interessantes. Esses elementos integrados à decoração podem conferir um ar futurista que brinca com o sentido do que é real e do que é ilusão. Outra possibilidade é trazer um certo romantismo para o espaço. Só não vale abusar! Utilize apenas um ou outro móvel com espelho.

moveis-espelhados

Fontes: The Daily Cake, Garden and Home.

5. Explore outros formatos

Saia do tradicional espelho retangular. Lembre-se que é possível recorrer a outros formatos mais dinâmicos para explorar ideias diferenciadas.

espelhos-formatos-diferentes

Fontes: Homify, Fresh IDEEN.

Inspirado para novas composições com espelhos?

Use e abuse das possibilidades apresentadas, mas não deixe de criar a sua própria decoração!

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>