5 dicas de decoração para apartamentos com crianças

dicas-decoracao-apartamento-criancas

Fonte: Baptist Magazine New Zealand.

Ter criança em casa é sinônimo de alegria, mas também de preocupação. Isso porque os pequenos exigem cuidados especiais para que cresçam de modo saudável e seguro. Quem mora em uma casa, geralmente, dispõe de uma área útil maior e, portanto, tem mais possibilidades para preparar o ambiente. Já a família que está em um apartamento precisa de alguns truques para economizar espaço, mas sem deixar o clima pesado ou entediante.

A decoração de apartamentos com crianças, sempre que necessário, tem de levar em conta medidas de segurança preventivas. Mas isso não significa que o espaço precise deixar o estilo de lado. Veja nas dicas de hoje 5 ideias para ajudar nesse sentido.

1. Cor, por favor!

Ambientes monocromáticos podem ser desestimulantes para crianças. Branco, cinza, bege e outras tonalidades pastéis usadas de modo generalizado tendem a criar um estado de passividade e falta de criatividade que não é interessante para os filhos. O ideal é que eles sejam entusiasmados na medida certa e para isso um pouco de cor consegue fazer uma boa diferença. Papéis de parede, almofadas, mantas, capas estampadas, quadros e alguns itens do próprio mobiliário podem receber um toque colorido sem gerar apelos excessivos. A intenção não é criar um carnaval, mas sim um clima leve e divertidoBasta saber coordenar as cores.

decoraca-cores-apartamento-crianca

Fonte: Revista SIM!.

2. Estilo minimalista

A ideia do “menos é mais” dita as regras no minimalismo. Esse estilo é muito bacana para apartamentos com crianças, porque, além de economizar espaço, ele oferece menos artigos que podem causar acidentes, como vasos e alguns tipos de móveis. Ter mais liberdade de movimentação é uma vantagem a ser valorizada.  

decoraca-minimalista-apartamento-crianca

Fonte: unikat:lab.

3. Jogos Americanos à mesa

Toalhas compridas podem ser um perigo nas mesas de apartamentos com crianças. Isso porque elas podem alcançar e puxar o tecido facilmente, colocando abaixo e, inclusive sob si, tudo o que estiver disposto no móvel. Uma saída elegante a essa situação são os Jogos Americanos, que possuem modelos mais curtos e permitem brincar com vários temas, combinações e formatos.

decoracao-jogo-americano-apartamento-crianca

Fonte: Fresh Palace.

4. Móveis de madeira

Móveis de vidro, pontiagudos e/ou com quinas acentuadas devem ser logo descartados pelos vários riscos que representam aos pequenos. Uma ótima saída nesse caso é a madeira, de preferência com arestas arredondadas. O material é resistente, elegante e pode assumir um aspecto tanto mais moderno quanto rústico. O estilo é você quem decide.

decoraca-madeira-apartamento-crianca

Fonte: Home-Designing.

5. E o tema é…

Decorações temáticas tendem a deixar o ambiente mais colorido e divirto, o que é perfeito para as crianças. A ideia não precisa ficar restrita ao quarto delas, pois com bom senso é possível espalhar pitadas do tema escolhido sem deixar o apartamento totalmente infantil. Pode ser uma cor, um estilo, um personagem, um filme, uma tendência da moda e por aí vai.

decoracao-tematica-apartamento-criancas

Fonte: Galeria Plakatu.

Não se preocupe. Mesmo com os baixinhos o seu apartamento pode sim ficar lindo e charmoso. É só usar e abusar dessas dicas!

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>