5 dicas para limpar e fazer a manutenção do sofá

Ao comprar um sofá, já temos em mente que ele deverá durar bastante, não é mesmo? O sofá é o elemento principal da sala e é nele que os moradores da casa passam boa parte do tempo. É um móvel relaxante, confortável e que geralmente tem o custo elevado. Dessa forma, é uma opção mais certeira escolher um sofá duradouro e de alta qualidade. Para que o seu móvel seja útil por muito tempo, trouxemos algumas dicas para você. Confira:

1. Cuidado para não errar

Na hora de limpar o sofá, evite produtos que contenham cloro e passe longe do sabão em pó. Uma alternativa boa é utilizar detergente ou algum produto específico para limpeza de sofás. Você pode optar por pano úmido ou seco, dependendo do material do sofá. Caso tiver dúvidas, a etiqueta na parte inferior do móvel pode ajudar com instruções de limpeza.

Limpar Sofá

2. Aspirador é seu amigo

Antes de passar o pano úmido ou seco, lembre-se de utilizar o aspirador ou alguma escova para remover poeira ou outros resíduos. Assim, fica mais fácil na hora de passar o pano depois!

++COMO ESCOLHER O MELHOR SOFÁ PARA SUA CASA

3. Removendo manchas

Nada mais comum do que derrubar algo que manche o sofá. No entanto, não é preciso se desesperar. Algumas dicas podem te ajudar a remover manchas mais profundas.

  • Caneta: umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre a mancha. Esfregue com a parte macia da esponja até que o risco de caneta suma completamente;
  • Refrigerante: aposte na combinação água + detergente líquido;
  • Vinho e café: comece a limpeza utilizando um papel toalha para absorver o máximo possível. Depois, jogue água com gás sobre a mancha. Em seguida, limpe novamente com o papel toalha, mas não esfregue!;
  • Gordura: são muito comuns manchas de gordura ou de comida e uma alternativa para limpar é: 1 copo de água morna + 1/4 de sabão de louça neutro. Aplique essa mistura em uma esponja e esfregue até a mancha sair. Espere 15 minutos e passe um pano para secar.

4. Frequência de limpeza

Isso depende do quanto você deseja que o seu sofá fique 100% limpo. O mais adequado é realizar uma limpeza a, pelo menos, cada 15 dias. Porém, se o sofá estiver muito sujo, manchado ou desbotado, procure uma empresa especializada em limpeza de estofados.

Como limpar sofá

5. Conservando o sofá

Além das dicas de limpeza, alguns truques podem ser úteis ao conservar o sofá. Evite comer no sofá, isso ajuda bastante a prevenir acidentes; aposte em higienizadores a vapor para deixar o sofá mais conservado; procure produtos específicos para estofados, assim você conserva o móvel por mais tempo; compre um tipo de material duradouro, que não estraga com o passar dos anos; caso tenha animais de estimação, use capas ou lençóis para cobrir o móvel; se manchar, limpe imediatamente.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>