5 fatores para levar em conta ao escolher um sofá retrátil

como-escolher-sofa-retratil

Fonte: Total Limp.

Conforto, versatilidade, beleza, aproveitamento de espaço e, claro, muito estilo. Quem procura móveis com essas qualidades não pode deixar de incluir os sofás retráteis, itens que se destacam, principalmente, quando o assunto são espaços pequenos.

Além oferecem mais tranquilidade para quem relaxa à frente da TV, por exemplo, esses modelos também podem servir até mesmo de cama para as visitas. Quem mora em apartamento com poucos dormitórios, sabe muito bem como faz falta uma acomodação extra. Mas com os sofás retráteis esse problema é simplesmente eliminado.

Existem diferentes tipos, estilos e acabamentos no mercado. Por isso não é difícil encontrar uma opção que atenda adequadamente suas necessidades. Entretanto, é altamente aconselhável tomar alguns cuidados na hora da compra, levando em consideração fatores como:

1. Espaço

Lembre-se de ter as medidas da sua sala, ou escritório, para poder dimensionar com segurança a ocupação do sofá. O ideal é que quando ele estiver aberto ainda sobre, pelo menos, 1 metro livre para a circulação no local. Caso seja necessário, opte por um modelo menor – mas que possua profundidade suficiente (veja o próximo tópico).

dica-sofa-retratil-espaco

Fonte: Photos – HGTV.

2. Profundidade

Saber quanto o sofá retrátil desliza não é importante apenas para calcular sua distribuição no espaço. Isso tem a ver também com o conforto. Pois é, assentos desse tipo não devem ter profundidade menor que 1,10m. O calcanhar do usuário não pode ficar para fora. Ou seja, todo o corpo tem de permanecer em cima da chaise. Caso contrário, a sensação de bem-estar pode ser comprometida.

dica-sofa-retratil-profundidade

Fonte: O Curioso.

3. Sistema retrátil

Como o sofá funciona? Como é o seu deslizamento? Há controles ou travas? Procure entender e testar tudo isso. Há diferentes sistemas no mercado, desde os mais simples até os mais tecnológicos. A escolha fica a seu critério.

dica-sofa-retratil-sistema

Fonte: Houzz.

4. Revestimento

Não olhe só a cor, a textura e o estilo do acabamento. Vá além e observe os detalhes. Analise as dobras e como o tecido se comporta quando o sofá é retraído e esticado, pois não se trata apenas de estética, mas também de funcionalidade e durabilidade.

dica-sofa-retratil-revestimento

Fonte: Casa da Id&a.

5. Garantia

Móveis e objetos que são movimentados a todo instante e, sobretudo, que contam com um sistema especial, precisam ser bem resistentes. Ainda assim, é interessante que a garantia oferecida cubra um prazo satisfatório para dar conta de possíveis problemas. Não deixe de verificar essa questão junto do consultor ou vendedor. Conheça todos os detalhes, inclusive, como funciona o processo para acionar a garantia.

sofa-retratil-garantia

Fonte: InvestorPlace.

Antes de escolher o produto, teste-o. Tire dúvidas e verifique todos esses pontos levantados. Não tenha preguiça!

Para conhecer os modelos da Aimar Móveis, visite uma de nossas lojas em Bauru ou Araçatuba.

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>