4 tipos de tecidos em alta para o seu sofá

O sofá se tornou um móvel indispensável para os espaços mais descontraídos da sua casa. Típico da sala de estar ou da sala de TV, lá está ele à disposição, preparado para atender ao seu conforto e aconchego. Quando bem escolhido, torna-se ainda um elemento que completa a decoração do seu ambiente com requinte e elegância.

adorable-1866531_1920

Foto: Pixabay

Por isso, na hora da escolha, vale prestar muita atenção nos tecidos que o compõem para que eles estejam alinhados com suas necessidades e com o seu ambiente. Sem esquecer, principalmente, do perfil das pessoas que vão usufruir constantemente daquele conforto, para que o tecido não venha a acentuar alguma alergia. Fique de olho nas 4 tendências de tecidos do mercado que vão te ajudar na escolha daquele modelo que você anda querendo há algum tempo:

  • Veludo
arm-chair-1421612

Foto: Freepik

O clássico veludo feito 100% de algodão é um tecido macio e delicado. Reconhecido na alta decoração, além de confortável no toque, transmite por si só a ideia de conforto e refinamento. É um tecido geralmente liso que passa longe de ambientes mais despojados, em contrapartida, apresenta impecabilidade e elegância. Possui alta durabilidade e é reconhecido por durar anos e anos.

O veludo é indicado também para ambientes de clima mais frio e combina com itens de pouco brilho, pois o tecido se encarrega dessa função. Uma dica é impermeabilizar o sofá de veludo, caso o seu ambiente seja mais suscetível às manchas. No entanto, se essa opção não for a escolhida, o correto é sempre utilizar escovas de cerdas macias para a limpeza.

  • Jacquard
window-836752_1920

Foto: Pixabay

Se a sua busca é por tecidos estampados que acumulem pouca sujeira, o jacquard é uma boa opção. A trama dos fios desse tecido é bem resistente, algo que dificulta o acúmulo de poeira no móvel. Além disso, as estampas que compõem o tecido são confeccionadas usando o próprio fio. Apesar disso encarecer um pouco o produto, em virtude desse processo de produção mais minucioso, o jacquard é um tecido indicado para quem busca modelos mais despojados e com maior resistência.

  • Couro e couro sintético
leather-sofa-186636_1280

Foto: Pixabay

Clássico entre os sofás mais modernos, o couro sintético é um tecido que está às ordens de quem procura praticidade. Ideal para quem tem animais de estimação em casa, o couro sintético não acumula tanta sujeira e já vem com certo grau de impermeabilidade incorporado, sendo fácil a remoção de manchas de líquidos, por exemplo.

É um tipo de tecido que não pode ser exposto ao sol com tanta frequência, pois pode ressecar sua superfície e deixar à mostra uma área descascada ou comumente chamada de “craquelada”. Ideal para espaços com criança devido ao seu manuseio prático, é um tecido recomendado para onde o clima é mais frio. O couro sintético pode ser limpo com bastante facilidade e pouco acentua a alergia de pessoas mais sensíveis ao estofado.

  • Suede
home-office-569153_1920

Foto: Pixabay

Se você busca um tecido charmoso, o tipo de tecido suede pode ser uma boa escolha. É um tecido muito frequente no revestimento de sofás e o mercado brasileiro trabalha tanto com suede importada quanto com a nacional. Esses dois tipos se diferenciam no acabamento, na estilização (ora mais amassada ou não) e também na maciez. É um tecido bastante resistente e há ainda como optar por um estilo liso ou estampado. Seu custo varia de acordo com o fabricante.

Agora que você já sabe quais são os tecidos mais em alta para sofás, venha conferir alguns modelos em uma de nossas lojas. Temos estofados da alta decoração que combinam com o seu ambiente. Aguardamos sua visita na Aimar Móveis!

 

 

 

 

 

 

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>